terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Causo do Coronel Cesario


Por Michele Calliari Marchese

Aos oriundos do Oeste Bravio de Santa Catarina

Esse causo aconteceu na Campina da Cascavel, deveras distante de tudo, poderia dizer que é um Universo único, dada a quantidade de causos sem explicação e misteriosos que acontecem por essas bandas.


Aconteceu no inverno. O inverno mais frio de que se tinha notícia, tinha geada todo dia e que durava o dia todo; para pegar água no rio tinha que levar o martelo junto para quebrar a crosta de gelo que se formava em cima. A roupa lavada ficava dura em cima das pedras, e já as lavadeiras não iam mais lavar as roupas porque se quebravam todas com o frio. Tiveram que guardar os bichos dentro dos galpões e fechar as portas porque senão morriam todos congelados. O que não tinha era ovelha.  Já tinham usado todas para confeccionar as botas e roupas para suportarem o inverno rigoroso e a gordura para animarem o fogo do fogão e dos ferros de passar. Quase ninguém saía de casa.
Só o Laudemir.
Laudemir era chofer de caminhão, o único fenemê da região, orgulho dele. Carregava a madeira que era tirada e levava até o Rio Uruguai para seguirem de balsa até a Argentina. Para fazer o caminhão pegar, ele já estacionava dentro do galpão, e depois acendia uma fogueira próxima para esquentar e não deixar o óleo congelar. Quando pegava, deixava uns bons minutos ligado e carregava a cabine com cobertores de pena de ganso para por em cima das pernas.
Já estava na metade do caminho, entre a Campina e o Rio Uruguai quando se deparou com um velório. Era uma exéquia muito triste de se ver, todos estavam de luto e lamentavam muito a morte do morto, proferindo orações e rezando o terço, devia ter perto de umas cem pessoas seguindo o caixão. Um padre encabeçava o féretro, dando sequencia à esposa, aos filhos varões e as filhas. Depois umas gentes ora simples, ora de posses. E estava muito frio.
Laudemir já estava atrás do enterro umas duas horas, e não passava uma viva alma por ali, até que resolveu ver onde é que ficava o cemitério e quem sabe, levar o morto para aliviar a carga dos quatro carregadores. Informaram que ainda tinha mais ou menos uns três quilômetros para caminharem e se ele estava mesmo disposto a levar o esquife, seria um alívio. Foi o que ele fez. Amarrou o caixão junto com as toras, bem amarradinho e ainda deu carona para a viúva, que, muito triste, preferia não falar. Parecia não sentir o frio, por causa decerto de tanta tristeza. Colocou os cobertores nas pernas dela e seguiu em frente.
Soube que o morto se chamava Coronel Cesario Soares Lopes da Silva e que tinha morrido dos males do coração. Tinha lutado muitas batalhas e fora condecorado com muitas medalhas do império. Era um homem muito bom e todos o queriam muito bem. Mas que, no leito de morte, tinha exigido ser enterrado junto com os índios, lá no meio do mato. E é para lá que estavam indo.
Laudemir teve que sair da estrada geral e entrar no meio da mata, e andou até onde que foi possível andar de caminhão. Quando não pode mais seguir adiante, o enterro seguiu mata adentro, a pé. Laudemir deu as condolências e pêsames para as pessoas que ajudaram a tirar o Coronel de cima das toras e voltou para a estrada.
Estava impressionado.
Quando chegou ao Rio Uruguai, os amigos perguntaram como tinha sido a viagem e Laudemir contou o que tinha acontecido.
Todos ficaram muito interessados até que um senhor já de idade que estava passando por ali ouviu sobre o Coronel e disse: “Sinhô, esse coroné já morreu há muitos e muitos anos, eu inda era bacuri e sempre escuito que algum chofer acompanha o enterro até o meio dos mato. O coroné tá enterrado no sumitério da Campina das Cascavé, deferente do que tinha pedido na morte, e eu acho que é por isso que o coroné qué que continuem a enterrar ele lá com os índio. Vai lá vê.”
Foi o que Laudemir fez quando voltou para casa. Não precisou andar muito para encontrar a tumba do coronel e ao lado da foto dele, uma foto muito velha e gasta da viúva, coberta pela geada intermitente. Além do arrepio que não passava e do suor gelado que corria pela testa e ali ficava, percebeu que a esposa havia morrido dez anos antes do marido, justamente aquela a quem dera carona para enterrar o marido.
Algum tempo depois o governador do Estado resolveu por bem fechar a estrada geral, pois tinha passado um susto muito grande quando de visita ao Coronel Bormann em Xapecó. Ninguém nunca soube o que tinha acontecido.
Só o Laudemir.




Copyright 2012 (c) - Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) Leitor(a), comentários são responsabilidade do(a) comentarista e serão respondidos no local em que foram postados. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, volte sempre!