segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Causo dos Infartados - I


Por Michele Calliari Marchese
O Causo do Alcides
Sempre se fala de causo de cemitério e todas essas coisas relacionadas com os mortos. Acontece que ninguém dá muito crédito para essas histórias, mas elas são verídicas porque foram contadas para os filhos e aos filhos dos filhos.
Esses causos aconteceram um de cada vez em intervalos de alguns anos, e é por isso que não se deve ir ao cemitério sozinho de noite, ou com a cabeça já cheia de medo e pensando bobagem quando se entra lá.
O primeiro causo aconteceu com o Alcides.
O Alcides tinha saído de manhãzinha numa sexta-feira para ajudar o vizinho arar as terras para plantar milho e mandioca. Passaram o dia na lida e o vizinho convidou o Alcides para jantar por lá mesmo, antes de ele ir para casa. Ele aceitou e depois da janta foram para o porão jogar canastra e experimentar o vinho tinto que o vizinho tinha feito.
 Estavam lá, do lado dos mastel quando o Alcides se deu conta da hora e foi embora cambaleando.
Acontece que para chegar à casa do Alcides, é necessário passar pelo cemitério, e bem na hora que ele estava passando, caiu uma tormenta do cão. Não pôde fazer nada a não ser entrar no cemitério para se proteger da chuva. Andou no escuro até que encontrou uma tumba aberta no lado, e se enfiou lá dentro.
Alcides dormiu.
Na manhã seguinte – sábado de finados – as beatas do apostolado da Campina, resolveram ir mais cedo ao cemitério para acender as velas da Cruz Mestra e esperar o padre. Enquanto acendiam as velas elas começaram a rezar a ladainha de Nossa Senhora. E estavam muito compenetradas no serviço.
Alcides - que estava dentro da tumba que era próxima à Cruz Mestra - acordou com o zumzumzum da reza e do risc-risc dos fósforos. Viu que era de manhã e que tinha parado de chover. Saiu do túmulo com os pés por primeiro e foi se arrastando para fora. Quando estava quase todo o corpo para o lado de fora, as beatas o viram e acharam que se tratava de algum morto porque então começaram a gritar e a ter ânsias de desmaio.
Elas saíram correndo muito rápido com as saias enroscando nos calcanhares, perderam os tamancos de tão desesperadas que estavam, e quando Alcides gritou pela terceira vez “espera”, a Dona Elsa teve um infarto fulminante.
O padre Dilso que estava vindo, encontrou com as beatas vivas no caminho, imediatamente mandou chamar o barbeiro para carregar a morta (ninguém ainda sabia da Dona Lucia) e o delegado para prender o Alcides.
E no sermão daquele dia, o padre disse mais uma vez que não é para ninguém ir sozinho no cemitério, porque se não morria, podia matar alguém.


Copyright 2012 (c) - Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) Leitor(a), comentários são responsabilidade do(a) comentarista e serão respondidos no local em que foram postados. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, volte sempre!