quarta-feira, 3 de outubro de 2012

LIBERTAÇÃO




As últimas pessoas despediram-se. Ela ficou apenas com os filhos, à beira do túmulo do esposo recém-sepultado. Um dos filhos perguntou se ela estava bem. Respondeu que sim, que estava muito bem. Pediu para ficar só, que mais tarde estaria em casa esperando-os para jantarem juntos, coisa que não faziam há tempos. Os filhos insistiram para lhe fazer companhia. Ela foi taxativa: não! Por fim, ficou só. Pediu perdão por não tê-lo feito feliz e perdoou pelos anos em que vivera oprimida sufocando seus sonhos. Disse adeus e saiu caminhando com passos decididos, sorvendo cada sopro de vento, abençoando cada raio de sol daquela morna manhã de outono. Estava livre para cortar o cabelo como bem entendesse, para dormir até tarde, receber suas amigas, jogar conversa fora, para ir aos lugares que quisesse. Estava livre até para ser plenamente dona de si e de sua felicidade.
Entrou no primeiro boteco que viu. Sentou, pediu pastel e uma cerveja preta. Saboreou cada minuto daquela quietude sem nenhuma pressa e compromisso... Foi até o salão de beleza, pediu um corte de seus vinte e poucos anos. Saiu de lá remoçada. Foi à vídeo locadora, à loja de discos e à livraria. Saiu carregada de pacotes, com tudo que lhe agradava. Chegou em casa, telefonou para os filhos, noras e genros, convidando-os para o jantar daquela noite... Comida chinesa que ela adorava e o falecido detestava. Ligou também para uma agência de viagens, marcou passagens e hospedagem para algum lugar de seus sonhos. Por fim, tomou um demorado e generoso banho, lavando-se das culpas e medos, das dúvidas e ressentimentos... Embelezou-se! Olhou-se no espelho e gostou do que viu. É vida nova, pensou com os olhos brilhando de esperança.


Conto publicado no Recanto das Letras em 2009.


Copyright 2012 (c) - Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão da autora.

Um comentário:

  1. Obrigada, Conceição, por ter aceito o desafio e participado em nosso primeiro concurso. O que nós esperamos com tudo isso é levar as pessoas comuns a praticarem cada vez mais tanto leitura quanto escrita. Aqui não se busca a técnica-perfeita em primeiro lugar, e sim o prazer da criação e da partilha aceitando-se de bom grado qualquer aprendizado relacionado à arte de escrever e de contar. Você será sempre muito bem-vinda neste canto. Parabéns pelo segundo e terceiro lugares. Tivemos outros candidatos, claro, mas tendo que escolher entre os três melhores textos, você levou clara vantagem por ter submetido dois. Um abraço fraterno, até!

    ResponderExcluir

Caro(a) Leitor(a), comentários são responsabilidade do(a) comentarista e serão respondidos no local em que foram postados. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, volte sempre!