terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sábado de Aleluia


Por Michele Calliari Marchese

Numa das primeiras semanas santa havida na Campina da Cascavel, o Padre Dimas resolveu instituir a malhação de Judas para o Sábado de Aleluia como uma reflexão à comunidade, discursando belamente sobre as diversas controvérsias que havia a respeito da traição e do suicídio do apóstolo em questão.
O povo que não sabia do que se tratava a dita malhação pediu explicações ao Padre que respondeu ser uma festa que acontecia em todos os lugares e que dava vazão aos sentimentos mais ignóbeis do ser humano. Haveria lá na praça um cadafalso — construído com a ajuda dos homens — e uma corda para enforcarem um boneco de palha, a personificação de Judas Iscariotes.
Depois de tudo entendido, o povo tratou de ajudar a montar os apetrechos para o festejo fúnebre. Quem não gostou nada da história foi o delegado, mas como a turba estava influenciada pelo acontecimento, optou por não chamar ninguém à razão, tampouco o Padre.
Na sua concepção, aquela novidade de malhação poderia trazer inúmeros transtornos a todos porque sempre há aquele que se aproveita dos fatos para externar atitudes de cunho não recomendado.
Ficou de sobreaviso, de revólver na cinta e de tocaia na delegacia.
Chamou mais três compadres para ajudá-lo na empreitada que aceitaram tão logo presumiram que o delegado estava certo em suas conjecturas.
No dia do Sábado de Aleluia a população já estava na praça com o boneco de palha vestido e de sandálias esperando que o Padre iniciasse o dito ritual que ninguém conhecia e que depois que aconteceu o pseudoenforcamento, ninguém gostou. O Padre ficou sozinho junto ao cadafalso vendo que sua ideia tinha sido uma bobagem. Decerto que ali, naquele lugarejo tão pequeno as pessoas não estavam acostumadas e nem concordavam com esse tipo de coisa e o sol esquentou a sua batina e ele recolheu-se ao frio da igreja, deixando o boneco lá enforcado.
Tiraria ele depois, mas esqueceu-se com os preparativos da missa.
No dia seguinte, o Padre encontrou o delegado e outros três homens na praça gritando ordens e pedindo explicações para quem estava passando por ali. Viu com seus olhos incrédulos o boneco jogado ao chão e um corpo pendurado na forca. Ninguém conhecia o falecido, mas deduziram pela indumentária que se tratava de jagunço perdido.
“Bem que desconfiei”, disse o delegado para o Padre escutar. E ficou falando roucamente sobre aquela barbárie ter acontecido por causa de ideias de jumento que só poderiam dar nisso. O Padre se ofendeu em partes. Ficou se culpando e na missa de velório daquele desconhecido pediu desculpas pela tragédia acontecida presumivelmente por sua causa.
O jagunço foi enterrado e o povo desculpou o Padre.
O tempo passou e todo mundo acabou por esquecer o ocorrido até que aconteceu de encontrarem outro enforcado no Sábado de Aleluia do ano seguinte e descobriram tratar-se de outro jagunço foragido e tiveram muito medo que poderia ser que existisse um jagunço fazendo esse tipo de coisa a mando de outrem ou por conta própria para assustar o delegado e a população.
Os anos passaram e sempre que era véspera de Sábado de Aleluia o povo já deixava na praça uma carroça para carregarem um eventual morto que aparecesse naquele dia. Era certo e ninguém descobria como é que apareciam na praça os enforcados já mortos a tiro. Eram todos jagunços e alguns reconhecidos pelos folhetos de “procura-se” que estavam pendurados na delegacia.
O delegado já havia ficado de tocaia a noite toda na praça para pegar o meliante que colocava uma corda em alguma árvore e pendurava o morto e nunca viu ninguém, nem nada nem vulto.
Ele acreditava tratar-se de desova daquele jagunço à mando que esperava um ano inteirinho para depositar os cadáveres — alguns já em decomposição — na praça da Campina da Cascavel. Ou então que esses corpos eram postos ali por várias pessoas já que o assunto dos enforcamentos era comentário nos quatro cantos de Santa Catarina. E então resolveu mandar um telegrama para a capital que colocasse em todos os jornais do Estado informando que aquela pacata cidade não era local de desova e tampouco gostava de enterrar os mortos dos outros.
E no ano seguinte não apareceram mais enforcados na praça em Sábado de Aleluia.

Somente em meados de 1950 no governo de Aderbal Ramos da Silva é que houve a proibição da Malhação de Judas em Santa Catarina em virtude de acontecimentos condenáveis.



Copyright 2013 (c) - Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão da autora.

3 comentários:

  1. sinistro o conto, Michele. muito bom, o clima misterioso dele. adorei.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, obrigada por visitar nosso blog! Ainda bem que esse conto não foi postado num Sábado de Aleluia... mas, graças ao intrépido delegado da Campina da Cascavel, tudo se resolveu a contento! Abraços

      Excluir
    2. hahaha. que bom.
      bom, baixei o e-book com teus causos. pronto pra ler.
      Abraços.

      Excluir

Caro(a) Leitor(a), comentários são responsabilidade do(a) comentarista e serão respondidos no local em que foram postados. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, volte sempre!